A campanha 100% Cool vai contar, pela primeira vez, com a colaboração da GNR que irá distribuir prémios simbólicos como senhas de gasolina, aos condutores que apresentem taxa de alcoolemia zero.
A campanha da responsabilidade da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas ANEBE) conta, também, com a participação da BP, que irá disponibilizar 8000 litros de combustível.
Boa iniciativa hein?
... é a vidinha!
Buh!
Há 7 meses
6 comentários:
Ao preço que está a gasolina, acho que pela primeira vez vamos ver condutores à procura da GNR e não a fugir dela...
Acho que, como sempre, os portugueses adoram o exagero. Não concordo que a única forma de beber responsavelmente seja não beber nada. Faz-me lembrar este trope, em que há um exagero semelhante (as in "se uma mulher grávida bebe uma cerveja sequer, mata imediatamente o bebé").
Mas imagino que esteja em minoria aqui. :)
(as in "se uma mulher grávida bebe uma cerveja sequer, mata imediatamente o bebé")Quando na verdade... :)
1- Em lado nenhum neste post se diz que a única forma de beber responsavelmente é não bebendo de todo. Aliás com esta iniciativa não se está a penalizar quem bebe uma cerveja antes de conduzir. A iniciativa está apenas a dar um bónus a quem não bebe de todo.
2- Concordo com o facto de de impor um limite máximo de alcoolemia. Uma pessoa que ao beber uma garrafa de vinho e diz que está em perfeitas condições para conduzir... possivelmente terá um discernimento diferente daquele que teria se não tivesse bebido de todo.
3- Na minha experiência, se beber uma cerveja noto que fico com os reflexos alterados (para pior) e legalmente posso-o fazer. Por isso, e porque tem de existir uma limite máximo este deve abranger todos os casos... A zero, podias garantidamente dizer que se houvesse um acidente poderia ser por qualquer outro motivo que não o excesso de álcool.
4-... porque aqui, acho que se deve pecar por excesso em vez de se pecar por defeito.
1- Em lado nenhum neste post se diz que a única forma de beber responsavelmente é não bebendo de todo. Aliás com esta iniciativa não se está a penalizar quem bebe uma cerveja antes de conduzir. A iniciativa está apenas a dar um bónus a quem não bebe de todo.
E isso não vai dar exactamente ao mesmo? :) Não estão a implicar que não beber nada é moralmente superior, menos perigoso, etc., do que beber uma cerveja, de tal forma que se merece ser recompensado?
2- também concordo que haja um limite; contestaria é QUAL o limite. Tal como os de velocidade. Os acidentes não são causados por quem bebe duas cervejas, mas sim por quem tem dificuldade em abrir a porta do carro; quem tem efectivamente as suas capacidades reduzidas. Mas o português exagera sempre: há acidentes? reduz-se os limites, e se necessário continua-se a reduzi-los -- mesmo que os acidentes sejam provocados por quem já ignorava os limites in the first place. Ainda estou à espera dos limites de 30 na cidade; é só uma questão de tempo, considerando as mentezinhas dos nossos políticos (e não me refiro especificamente aos que estão lá agora).
E isto para não falar daquela questão que falei há tempos no meu blog: o que dizer de alguém (um velhote, ou mesmo um jovem que tenha naturalmente maus reflexos) que, sem tocar em álcool, tenha os reflexos tão maus como uma pessoa média depois de esta passar o limite de alcoolémia? Por essa lógica, NUNCA deveria poder conduzir.
Mas isso significaria que as leis são coerentes, e tal não pode nunca acontecer... :(
1 - Não, não vai dar ao mesmo.
Dar senhas a uma pessoa que tem zero de alcoolemia no sangue é diferente de passar uma multa a uma pessoa que não tem zero de álcool no sangue, mas que não ultrapassa o limite máximo permitido por lei. Esse teu argumento é muito parecido ao "se não são a meu favor, são contra mim".
2 - Concordo contigo, que a situação ideal seria nem 8 nem 80. Eu com 2 cervejas, era bem capaz de andar em contramão, passar por cima de passeios, tentar atropelar transeuntes...
Quanto à questão do exagero, podias dizer que o há se efectivamente proibissem o mínimo vestígio de álcool no sangue antes de conduzir.
Mas lá está, e é apenas a minha opinião, neste caso antes pecar por excesso do que por defeito.
3 - Obviamente que o excesso de álcool não é o único motivo de acidentes rodoviários (mas é UM dos motivos). A má sinalização, más condições das estradas... mas isso será tema num outro post futuro.
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